Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

Ministro empossa reitores e prevê década favorável ao país

Foto: MECAo dar posse aos reitores das universidades federais do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) e da Grande Dourados (UFGD), nesta sexta-feira, 3, o ministro da Educação, Fernando Haddad, previu uma boa década para o país. Isso ocorrerá, segundo Haddad, se o Plano Nacional de Educação (PNE) for aprovado no Congresso Nacional e levado a sério nas três instâncias de governo. 

Uma das metas do plano é a ampliação progressiva dos investimentos públicos em educação — até 2015, devem atingir o mínimo de 7% do produtor interno bruto (PIB). O PNE traça diretrizes, metas e estratégias para a educação básica, profissional e superior para o período 2011-2020 e divide as responsabilidades entre União, estados e municípios. 

Haddad lembrou aos novos reitores as iniciativas que considera importantes no campo da educação superior tomadas nos últimos oito anos. Ele destacou a criação de 126 campi universitários, de 14 universidades federais, da Universidade Aberta do Brasil, do Programa Universidade para Todos (ProUni) e a reformulação do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). A consolidação desse processo, segundo Haddad, é tarefa dos atuais dirigentes. 

Sobre o processo de expansão das universidades federais, o secretário de educação superior do MEC, Luiz Cláudio Costa, disse que nos últimos oito anos foram construídos 1,6 milhão de metros quadrados em obras da rede física e que outros 1,9 milhão estão em construção. 

UFGD – Nesta sexta-feira, 3, Damião Duque de Farias assumiu a reitoria da Universidade Federal da Grande Dourados. Ele exercia a reitoria pro tempore desde 2006, quando a instituição foi criada. Farias é mestre e doutor em história social pela Universidade de São Paulo e foi professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul por dez anos. 

De acordo com o reitor, a UFGD oferece 28 cursos de graduação e 17 programas de pós-graduação, com três cursos de doutorado. Ele ressaltou a qualidade dos professores — 96% têm mestrado e doutorado. A meta, durante o mandato, é preparar um plano estratégico de expansão até 2020, quando a instituição terá, pelas previsões, 14 mil alunos na graduação e 40 programas de pós-graduação (20 de doutorado). 

UniRio — Luiz Pedro San Gil Jutuca, mestre e doutor em matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, assumiu a condução da instituição fluminense no início deste ano, quando a então reitora, Malvina Tuttman, passou a presidir o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Em seu período de mandato, Jutuca diz ter compromisso com as metas e ações previstas no Plano Nacional de Educação, com a função social da universidade, com a inclusão e o acolhimento da população do entorno da instituição.  

Ionice Lorenzoni

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal