- Detalhes
-
Quinta, 09 de Junho de 2011 - 18:20
Maior hospital público da região, referência para média e alta complexidade para uma população de mais de dois milhões de habitantes, o Hospital de Clínicas de Uberlândia da Universidade Federal de Uberlândia (HCU-UFU) possui o único pronto-socorro aberto 24 horas por dia a realizar atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2010, 520 pacientes politraumatizados foram atendidos no Pronto-Socorro do HCU-UFU.
Com o objetivo de capacitar os profissionais da área de Urgência e Emergência, para que possam prestar um atendimento ágil, de qualidade e humanizado, o HCU-UFU, em parceria com a reitoria da UFU, promove de 13 a 16 de junho, das 14h às 18h, no Anfiteatro do Bloco 8 B, Campus Umuarama, o curso de capacitação “Abordagem Racional do Paciente Politraumatizado”, ministrado pelos médicos do Hospital de Niguarda de Milão – Itália, Osvaldo Chiara e Stefania Cimbanassi.
Durante o evento, serão abordados temas como: “Atendimento Pré-Hospitalar e a Organização da Rede para Atendimento de Trauma”; “Equipe de Trauma”; “Sala de Atendimento do Trauma”; “Protocolos de Diagnóstico no Pronto-Socorro”; “Traumatismo Crânio-encefálico no Politraumatizado”; “Trauma de Face no Politraumatizado; “Manejo Clínico (não cirúrgico) do Trauma Abdominal”; “Trauma Torácico: Controle das Lesões e Manejo Clínico (não cirúrgico)”, entre outros.
Convidados internacionais
O médico Osvaldo Chiara é diretor da equipe de Trauma do Hospital de Niguarda - Milão, professor de cirurgia da Universidade Estadual de Milão e professor visitante da Universidade de Maryland, em Baltimore.
Stefania Cimbanassi é cirurgiã geral, líder da equipe do trauma do Hospital de Niguarda - Milão e também é professora visitante da Universidade de Maryland, em Baltimore.
Assessoria de Comunicação da UFU